Se você quer ter um site que gera vendas na internet, sem precisar ser meramente institucional, você está no lugar certo. Este artigo te dará o passo a passo de como você pode ter um site que seja efetivo e ajude seu negócio a vender online.

 

1 – Que tipo de site de vendas você quer ter

É muito importante que a sua empresa tenha um site incrível e que ele possa converter usuários em vendas para que seu negócio cresça. Cada vez mais é obrigatório que toda empresa tenha uma presença digital, principalmente no que tange estar no Google. E te um site é o primeiro passo para isso.

Para que você entenda qual o melhor tipo de site para seu negócio, vamos dar alguns exemplos abaixo:

– Site Institucional
– Site Pessoal
– Loja Virtual
– Blog
– Site de afiliados
– Landing Pages
– Páginas de vendas

Esses são os tipos mais comuns de sites que você vai encontrar na internet. Cada um tem uma finalidade e sites mais completos podem ter variações de alguns tipo da listagem acima.

O primeiro passo é sua empresa começar com um site institucional que faça seu cliente entender o que você vende.

Do institucional à página de vendas, todos estes tipos poderão ajudar sua empresa a vender pela internet.

 

2 – Escolha a melhor plataforma

Se você pretende ter um site que gere mais vendas para sua marca, é muito importante atentar para a plataforma que seu site será construído. Isto porque, no mercado há muitas opções, tanto boas como ruins também. Por isso é imprescindível entender que tipo de site você quer ter para poder escolher a melhor plataforma.

Se o seu plano é ter um site institucional que foque no seu conteúdo e nos benefícios do seu produto ou serviço, aconselho utilizar 1 desses 2 tipos de plataformas que iremos citar abaixo:

– WordPress
O Wordpres é um CMS (sigla para Content Management System ou em português, Sistema Gerenciador de Conteúdo) que tem o objetivo de facilitar a criação, edição, publicação e distribuição de conteúdo.

Atualmente, os maiores sites utilizam esta plataforma, principalmente por ser mais fácil de gerenciar conteúdos, usuários e também contar com uma biblioteca de milhares de plugins, layouts e ferramentas que se integram fácil a ela.

– Bootstrap

É uma ferramenta gratuita para desenvolvimento HTML, CSS e JS. Diferentemente do WordPress, a programação para criar sites pelo Bootstrap é bem mais complexa, porém você consegue ter mais flexibilidade na edição do código.

Se você quer vender seus produtos através de uma loja virtual, quero te indicar as seguintes plataformas:

Mais populares:

WooCommerce (com WordPress);
Magento;
OpenCart.

As plataformas brasileiras:

Loja Integrada;
Vtex;
Tray.

 

3 – Contrate uma boa hospedagem

Não vale ter um site moderno e incrível se você não tem uma hospedagem que possa dar suporte para seu site em todos os momentos.

Na hora de contratar uma hospedagem, leve em consideração algumas coisas:

– Suporte: encontre uma hospedagem que tenha um suporte 24/7, através de e-mail, chat online ou telefone.

– Migração Gratuita: caso precise fazer migração de uma hospedagem para outra, esta empresa poderá auxiliar no preço sem cobrar nada.

– Certificado SSL Grátis: é um certificado para validar ao Google que seu site é seguro.

– Recursos Tecnológicos: Velocidade, memória ram, banda, entre outros recursos para deixar seu site mais rápido e que possa ficar estável quando tiver milhares de acessos simultâneos.

4 – Mobile First, pense sempre na experiência do usuário

Você sabe o que é UX? User Experience – UX tem se tornado algo obrigatório quando se diz respeito a desenvolver aplicações, principalmente web. Sejam sites ou aplicativos, pensar e estruturar uma experiência incrível para seu usuário (futuro cliente) é imprescindível, pois o usuário é colocado como o centro do projeto do seu site para que ele seja capaz de navegar sem dificuldades e realizar algum tipo de ação de conversão.

Segundo algumas informações que levantamos, um usuário ao acessar o seu site pela primeira vez permanece cerca de 06 segundos, antes de clicar em algum botão para sair.

Ou seja, você tem poucos segundos para proporcionar a melhor experiência para este usuário.

Mas, e o Mobile First? Isso nada mais é do que pensar primeiramente como o seu site se comporta no smartphone. Sabe porque? Porque atualmente a maioria dos acessos a sites são realizados pelo smartphone.

Com isso, preparamos algumas dicas para melhorar a experiência do usuário em seu site:

– Tenha um layout responsivo: que se adapta a todos os dispositivos (celulares, tablets, computadores).
– Otimize suas imagens: imagens grandes em tamanho demoram a carregar, principalmente no 3/4G e pode aumentar a desistência do seu usuário.
– Lembra da hospedagem? Tenha uma hospedagem incrível.
– Evite pop-ups insistentes! O Google pune sites que dificultam a visualização do conteúdo pelo usuário.

 

5 – Pense no marketing digital para prospectar clientes

Agora que você tem um site que gera vendas incrível, vamos pensar em como impulsioná-lo.

O maior erro de muitas empresas é ter seu site na internet e esperar sentado os clientes aparecerem. Por isso, te ensinar algumas formas que você pode prospectar clientes, turbinando a promoção do seu site incrível.

– Invista em Google Adwords

O Google Adwords é a maior ferramenta de publicidade para sites. Seja para você que tem um negócio local ou quer vender para o país inteiro.

Diariamente, milhares ou milhões de pessoas buscam termos referentes as suas necessidades no Google (comprar um carro, cursos online, concurso público, consultoria de processos…).

Costumo dizer que o prospecto que busca no Google tem uma intenção de comprar muito maior do que nas redes sociais.

Para anunciar no Google Adwords é muito simples, basta definir uma verba ($$) de investimento, fazer seu cadastro e criar sua primeira campanha, escolhendo de início 2 ou 3 palavras-chaves para que seu anúncio seja mostrado.

O bom de investir no Adwords é que você só é cobrado pelo click do usuário. Ou seja, você pode ganhar visualizações do seu anúncio por milhares de pessoas não precisar ser cobrado por isso, apenas se o prospect clicar no seu anúncio e ir para seu site.

Aqui na Sites que Convertem oferecemos gratuitamente aos nossos clientes a configuração da sua primeira campanha em Adwords. É a principal forma de turbinar o seu novo site e garantir mais visibilidade para seu negócio.

– Crie iscas digitais

O que mais as pessoas buscam na internet? Se você respondeu CONTEÚDO, a resposta está correta.

Como resolver isso…Como fazer aquilo. Dicas para isso… Todo mundo procura como resolver problemas.

Este tópico vai linkar muito com o próximo que é de ter um blog que gere conteúdo de valor. Mas, antes de falar do blog, queremos te dar algumas dicas de como utilizar iscas digitais para capturar clientes em seu site e que com certeza, você já foi atraído por esta estratégia em diversos outros sites.

> Publique e promova seu E-books: livros digitais é uma ótima forma para atrair e capturar prospects para seu site. Entregue um material de valor focando nas dores do seu cliente e garanta que ele baixe seu material.

> Faça Webinários: aulas ou workshops online ou ao vivo ajudam a aumentar o tráfego do seu site e posicionar a sua marca fortemente nas mídias sociais.

> Compartilhe ferramentas: quem não gosta de planilhas de orçamento grátis, diagnósticos ou até uma consultoria rápida via skype? Utilize ferramentas do seu processo de vendas de forma gratuita e atraia mais pessoas, ajudando-as.

– Tenha um blog que produza conteúdo de valor
Como eu falei no item acima, CONTEÚDO é a arma mais poderosa para divulgar seu site. E para começar bem você pode ter um blog que possua conteúdos que ajudem o seu prospect a entender mais sobre suas dores, as soluções que sua empresa pode oferecer e curiosidades que eles buscam.

Nas nossas consultorias, sempre sugerimos que seja postado conteúdo no blog ao menos 1 vez por semana, respeitando um planejamento e uma programação. Assim, ficará mais fácil para sua audiência saber quais dias terão conteúdos novos e você ganhará visitas orgânicas.

 

CONCLUINDO

Um site focado em vendas não é apenas um site que informa vender produto X ou serviço Y, mas perpassa por diversos aspectos que você precisa entender bem para transformar um site em uma ferramenta poderosa de vendas.